Bootstrap

Ovelhas e bodes (Mateus 25.31-46)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Helping

O ensinamento final de Jesus nesta seção examina o tratamento que damos aos necessitados. Segundo este relato, quando Jesus voltar em sua glória, ele se sentará em seu trono e separará as pessoas “como o pastor separa as ovelhas dos bodes” (Mt 25.32). A separação se baseia em como tratamos as pessoas necessitadas. Para as ovelhas, ele diz:

Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. (Mt 25.34-36)

Essas são todas pessoas necessitadas, a quem as ovelhas serviram, pois Jesus diz: “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25.40). Para os bodes, ele diz:

Malditos, apartem-se de mim [...]. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram [...]. O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo. (Mt 25.41-43,45)

Somos chamados, individual e coletivamente, a ajudar os necessitados. Nossa vida está “firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor” (1Sm 25.29), e não podemos ignorar a situação dos seres humanos que sofrem fome, sede, nudez, falta de moradia, doença ou prisão. Trabalhamos para atender a nossas próprias necessidades e às daqueles que dependem de nós; mas também trabalhamos para ter algo para dar aos necessitados (Hb 13.1-3). Unimo-nos a outras pessoas para encontrar maneiras de nos aproximarmos daqueles que não têm as coisas básicas da vida, as quais podemos considerar como certas. Se as palavras de Jesus nesta passagem forem levadas a sério, mais coisas do que imaginamos podem depender de nossa caridade.

Jesus não diz exatamente como as ovelhas serviram aos necessitados. Pode ter sido por meio de doações e trabalho de caridade. Mas talvez parte disso tenha sido realizado por meio do trabalho comum de cultivar e preparar alimentos e bebidas; ajudar os novos colegas a se familiarizarem com o trabalho; projetar, fabricar e vender roupas. Todo trabalho legítimo serve às pessoas que precisam dos produtos e serviços do trabalho e, ao fazê-lo, ele também serve a Jesus.