Bootstrap

Judas

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Jude

A breve carta de Judas pinta um quadro surpreendente de um ambiente de trabalho muito disfuncional — uma igreja arruinada por líderes ímpios. Alguns dos problemas são próprios das igrejas, como a negação de Jesus Cristo (Jd 4) e a heresia (a “rebelião de Corá”, Jd 11). Outros podem ocorrer em um ambiente de trabalho secular: rejeição da autoridade, calúnia (Jd 8), violência (“o caminho de Caim”) e ganância (o “erro de Balaão”, Jd 11). [1] Os piores abusos são perpetrados por líderes que se empanturram às custas de seus rebanhos. Eles “comem com vocês sem temor algum, de modo que pastoreiam a si mesmos”(Jd 12). As palavras de Judas se aplicam tanto a líderes da igreja que se apropriam indevidamente de fundos da igreja para os próprios prazeres quanto a executivos que saqueiam um fundo de pensão corporativo para sustentar os lucros relatados (e, portanto, seus bônus) ou a funcionários que navegam na Web no horário comercial.

Diante dessa má conduta, Judas dá uma ordem bem surpreendente e que se aplica tanto ao ambiente de trabalho quanto à igreja: tenha misericórdia. “Tenham compaixão daqueles que duvidam; salvem outros, arrebatando-os do fogo; a outros, ainda, mostrem misericórdia, com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne”(Jd 22-23). Judas não tem medo de agir com firmeza contra o mal. Sua misericórdia não é branda ou fraca, como indicam suas imagens de fogo, medo e corpos contaminados. A misericórdia de Judas é severa. Mas, mesmo assim, é misericórdia, pois sua esperança não é apenas punir os ofensores, mas salvá-los.

Essa misericórdia severa pode ser o que algumas situações no trabalho exigem. Alguém que comete fraude, assedia outros trabalhadores ou mente para clientes não pode ser deixado de lado. Isso leva apenas a um mal maior. Em contrapartida a disciplina não pode se transformar em mera vingança. Aos olhos de Cristo, ninguém está além da esperança. O líder piedoso trata cada um com respeito e tenta discernir que tipo de disciplina pode levá-lo de volta ao aprisco.