Bootstrap

Perseverança, sabedoria e crescimento espiritual (Tg 1.1-5)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Hurdles 1503753 1280

Tiago começa enfatizando a profunda conexão entre a vida cotidiana e o crescimento espiritual. Especificamente, Deus usa as dificuldades e os desafios da vida e do trabalho diários para aumentar nossa fé. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações; assim, vocês saberão que a prova da sua fé produz perseverança. No entanto, a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte coisa alguma” (Tg 1.2-4). “Diversas provações” pode ser um impulso para o crescimento — incluindo problemas no trabalho —, mas Tiago está particularmente interessado em desafios tão intensos que resultam na “prova da [nossa] fé”.

Que tipo de desafios enfrentados no trabalho pode testar nossa fé em Cristo ou nossa fidelidade a ele? Um deles pode ser a hostilidade religiosa. Dependendo de nossa situação, a fé em Cristo pode nos expor a qualquer coisa, desde preconceitos menores a oportunidades limitadas de trabalho, demissões ou até lesão corporal ou morte no local de trabalho. Mesmo que os outros não nos pressionem, podemos nos sentir tentados a abandonar a fé se acharmos que ser identificados como cristão está prejudicando nossa carreira.

Outro tipo de provação pode ser ética. Podemos ser tentados a abandonar a fé — ou a fidelidade — cometendo roubo, fraude, desonestidade, negociações desleais ou tirando vantagem dos outros para enriquecer-nos ou para avançar na carreira. Outro tipo de provação provém do fracasso no trabalho. Alguns fracassos podem ser tão traumáticos que abalam nossa fé. Por exemplo, ser substituído (tornado irrelevante) ou demitido de um emprego pode ser tão devastador que questionamos tudo em que confiávamos anteriormente, incluindo a fé em Cristo. Ou podemos acreditar que Deus nos chamou para o trabalho, nos prometeu grandeza ou nos deve sucesso porque lhe fomos fiéis. O fracasso no trabalho, então, parece significar que Deus não é confiável ou nem mesmo existe. Ou podemos estar tão dominados pelo medo que duvidamos que Deus continuará a suprir nossas necessidades. Todos esses desafios relacionados ao trabalho podem testar nossa fé.

O que devemos fazer se nossa fé for testada no trabalho? Perseverar (Tg 1.3-4). Tiago nos diz que, se pudermos encontrar uma maneira de não ceder à tentação de abandonar a fé, de não agir de forma antiética ou de não entrar em desespero, veremos Deus conosco todo o tempo. Se não soubermos como resistir a essas tentações, Tiago nos convida a pedir a sabedoria necessária para isso (Tg 1.5). À medida que a crise passa, descobrimos que nossa maturidade cresceu. Em vez de sentir a falta daquilo que temíamos perder, sentimos a alegria de encontrar a ajuda de Deus.