Bootstrap

Liderança servidora (Mateus 20.20-28)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Servant leadership matthew 20

Apesar dessa parábola sobre a graça e a generosidade de Deus, apesar de ouvir Jesus comentar duas vezes que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros, os discípulos de Jesus ainda não tinham entendido a questão. A mãe de Tiago e de João pede a Jesus que conceda a seus dois filhos os lugares de maior destaque em seu reino vindouro. Os dois homens estão ali, e Jesus se volta para eles e pergunta: “Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?”. Eles respondem: “Podemos”. “Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram indignados”. Jesus aproveita essa oportunidade para questionar suas noções de proeminência.

Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Mt 20.25-28)

A verdadeira liderança é encontrada no servir aos outros. A forma como isso acontece varia de acordo com o local de trabalho e a situação. Isso não significa que um CEO deva varrer o chão ou limpar os banheiros uma vez por mês, nem que qualquer trabalhador possa usar a ajuda a outra pessoa como desculpa para não fazer bem o seu trabalho. Significa, sim, que realizamos nosso trabalho com o objetivo de servir a clientes, colegas de trabalho, acionistas e outras pessoas a quem nosso trabalho afeta. Max De Pree foi por muito tempo CEO da Herman Miller e membro do Hall da Fama da Fortune. Ele escreveu em seu livro Liderar é uma arte: “A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é agradecer. Entre as duas, o líder deve se tornar um servo e um devedor. Isso resume o progresso de um líder habilidoso”. [1]

O servo é a pessoa que conhece sua pobreza espiritual (Mt 5.3) e exerce poder sob o controle de Deus (Mt 5.5) para manter relacionamentos corretos. O líder-servo pede desculpas por seus erros (Mt 5.4), mostra misericórdia quando outros falham (Mt 5.7), promove a paz quando possível (Mt 5.9) e suporta críticas imerecidas ao tentar servir a Deus (Mt 5.10) com integridade (Mt 5.8). Jesus estabeleceu o padrão em suas próprias ações em nosso favor (Mt 20.28). Mostramos que somos seguidores de Cristo ao seguir seu exemplo.