Introdução ao livro de Mateus
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoO trabalho é um componente essencial do Reino de Deus. Mateus, o coletor de impostos que se tornou apóstolo, relata as ações e os ensinamentos de Jesus com o propósito de nos mostrar como Deus deseja que vivamos e trabalhemos em seu novo Reino. Como seguidores de Jesus Cristo, vivemos em dois mundos. Posicionamo-nos com um pé no mundo humano, onde nosso trabalho pode estar sujeito a expectativas não declaradas que podem ou não estar de acordo com os caminhos de Deus. Ao mesmo tempo, como cristãos, estamos sujeitos ao Reino de Deus, comprometidos com seus valores e expectativas. Ao contar a história de Jesus, Mateus nos mostra como navegar pelo mundo humano usando a bússola de Deus. Por meio disso, ele constantemente nos aponta para a verdadeira identidade do mundo como “Reino dos céus” (Mateus usa “Reino dos céus” e “Reino de Deus” de forma intercambiável; ver Mateus 19.23-24). Esse reino “está próximo”, muito embora ainda não esteja completamente concretizado aqui na terra. Até que chegue à sua finalização, os seguidores de Jesus devem viver e trabalhar de acordo com o chamado de Deus como “estrangeiros”[1] no mundo presente.
Com o propósito de nos guiar nessa maneira de viver e trabalhar, Jesus discute questões relacionadas ao ambiente de trabalho como liderança e autoridade, poder e influência, práticas comerciais justas e injustas, verdade e engano, tratamento de funcionários, resolução de conflitos, riqueza e necessidades da vida, relações no ambiente de trabalho, investimento e poupança, descanso e o trabalho em organizações com políticas e práticas que estão em desacordo com as normas bíblicas.
O Reino dos céus está próximo (Mateus)
Voltar ao índice Voltar ao índiceNo início do seu ministério terreno, Jesus anuncia que “o Reino dos céus está próximo” (Mateus 4.17). Ao ler a expressão “Reino dos céus”, podemos pensar em harpas, nuvens e corais de anjos, mas Jesus é claro ao dizer que o Reino dos céus se refere ao reinado de Deus sobre a terra. O Reino dos céus “está próximo”. Ele chegou aqui, a este mundo.
As consequências de se viver o Reino de Deus no ambiente de trabalho são profundas. Os reinos estão preocupados com governança, economia, agricultura, produção, justiça, defesa — questões que vemos na maioria dos locais de trabalho. Os ensinamentos de Jesus, conforme registrados por Mateus, falam diretamente à nossa vida no trabalho. No Sermão do Monte, ele inicia seus seguidores nos valores, na ética e nas práticas de seu novo reino. Na oração do Pai-Nosso, ele os instrui a orar “venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.9-10). O Evangelho de Mateus conclui com Jesus comissionando seus seguidores a irem trabalhar por todo o mundo, uma vez que ele recebeu “toda a autoridade no céu e na terra” e estará presente junto deles em seu trabalho na terra (Mateus 28.18-20). Mateus deixa claro que este reino não está completamente estabelecido na terra neste momento, mas alcançará sua plena realização quando virmos “o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória” (Mateus 24.30). Enquanto isso, damos as costas à antiga maneira de trabalhar, de modo que o novo modo de ser do Reino dos céus seja visível em nós à medida que vivemos. Até mesmo neste momento, trabalhamos de acordo com seus valores e práticas.