Bootstrap

Julgamento, a fonte de relacionamentos rompidos (Rm 3.1-20)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Justice 9016 620

O que pode ser feito com um mundo cujas pessoas estão separadas de Deus pela idolatria e umas das outras pelo julgamento? A verdadeira justiça de Deus é a resposta. Em Romanos 3, Paulo descreve o que acontece na salvação em termos da justiça de Deus. “Nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus” (Rm 3.5).

Antes de prosseguir, precisamos falar um pouco sobre a terminologia de justiça e retidão. Paulo usa a palavra grega para justiça, dikaiosynē e suas várias formas, trinta e seis vezes em Romanos. É traduzida como “retidão” com mais frequência e como “justiça” (ou “justificação”) com menos frequência. Mas os dois são o mesmo na linguagem de Paulo. O uso primário de dikaiosynē está nos tribunais, onde as pessoas buscam justiça para restaurar uma situação incorreta. Portanto, salvação significa ser tornado reto com Deus (retidão) e com as pessoas, e toda a criação (justiça). Uma exploração completa da relação entre as palavras salvação, justificação, justiça, e salvação está além do escopo deste capítulo, mas é abordada em qualquer comentário geral sobre Romanos. [1]

Se isso parece abstrato, pergunte-se se você consegue ver implicações concretas no trabalho. O julgamento (falso) das pessoas em relação às demais é a raiz de relacionamentos rompidos e da injustiça no seu local de trabalho? Por exemplo, se um gerente e um funcionário discordam sobre a avaliação de desempenho deste, qual deles causa maior dano: a própria falta de desempenho ou a hostilidade decorrente de seu julgamento? Ou se alguém fofoca sobre outro no trabalho, o que causa maior dano: a vergonha do que provocou a fofoca ou ressentimento pelo julgamento revelado pelo tom do fofoqueiro e pelas risadinhas dos ouvintes?

Se o falso julgamento é a raiz dos relacionamentos rompidos com Deus, com as pessoas e com a criação, como podemos encontrar a salvação? Aquilo de que precisamos — justiça e retidão — é exatamente aquilo de que somos mais incapazes. Mesmo que queiramos voltar a ter relacionamentos corretos, nossa incapacidade de julgar corretamente significa que, quanto mais nos esforçamos, mais pioramos o problema. “Quem me libertará [...]?”, Paulo lamenta (Rm 7.24).

Não podemos esperar ser resgatados por ninguém, pois eles estão no mesmo barco em que estamos. “Todo homem [é] mentiroso”, Paulo nos diz (Rm 3.4). “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.10-12). “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” (Rm 3.23)

No entanto, há esperança — não na humanidade, mas na fidelidade de Deus. “Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma!”, ele responde (Rm 3.3-4). Pelo contrário, “a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus”. Isso significa que o local de trabalho é um ambiente para a graça, tanto quanto a igreja ou a família. Se sentirmos que o local de trabalho é muito secular, muito antiético, muito hostil à fé, muito cheio de pessoas gananciosas e sem alma, então é exatamente o lugar onde a cruz de Cristo é eficaz! A graça de Deus pode trazer reconciliação e justiça em uma fábrica, prédio de escritórios ou posto de gasolina tão plenamente quanto em uma catedral, abadia ou igreja. O evangelho de Paulo não é apenas para a igreja, mas para o mundo inteiro.