Bootstrap

Introdução a Romanos

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Christian cross 220668 620

A carta de Paulo aos Romanos é mais conhecida por sua visão das ações graciosas de Deus para com a humanidade por meio da cruz e da ressurreição de Cristo. “É o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.” (Rm 1.16) Há alguma coisa profundamente errada conosco individualmente — e com o mundo como um todo — da qual precisamos ser salvos, e Romanos nos diz como Deus nos salva.

Romanos é profundamente teológico, mas não abstrato. A salvação de Deus não é um conceito para um discurso analítico sobre Romanos, mas um chamado à ação (Rm 6.22). Paulo conta como a salvação de Deus afeta nossa sabedoria, nossa honestidade, nossos relacionamentos, nosso julgamento, nossa capacidade de suportar reveses, nosso caráter e nosso raciocínio ético, todos itens essenciais ao trabalho. É aqui, no âmago da questão dos relacionamentos humanos e no desejo de fazer um bom trabalho, onde a salvação de Deus se estabelece em nosso mundo.

Escrita em algum momento durante o reinado do imperador romano Nero (54-68 d.C.), a carta aos Romanos dá uma ideia das trevas e do perigo que cercavam as igrejas romanas nos lares, compostas por judeus e gentios convertidos a Cristo. Alguns dos membros judeus das congregações haviam sido exilados por um édito do imperador Cláudio, do ano 49, e retornado apenas recentemente. Nesse meio tempo, é provável que tivessem perdido suas propriedades e estabilidade financeira (At 18.2). O sentimento antijudaico na cultura romana mais ampla certamente exerceu pressão sobre as igrejas cristãs. A extensa reflexão de Paulo nesta carta sobre a fidelidade de Deus com relação aos judeus e gentios nada tem de abstrata sobre os caminhos de Deus, mas trata-se sim de uma hábil reflexão teológica sobre esses eventos históricos e suas consequências. O resultado é um conjunto de ferramentas práticas para a tomada de decisões morais que levem a uma nova qualidade de vida em todos os lugares onde as pessoas vivem e trabalham.

A carta aos Romanos foi excepcionalmente importante no desenvolvimento da teologia cristã. Para dar apenas dois exemplos, Martinho Lutero rompeu com o papa Leão X em grande parte por causa de seu desacordo sobre o que ele percebia ser o entendimento católico romano da carta aos Romanos. O título de Karl Barth intitulado Carta aos Romanos foi, sem dúvida, a obra teológica mais influente do século 20. [1] Nos últimos vinte e cinco ou trinta anos, surgiu um grande debate teológico sobre a relação entre salvação e boas obras em Romanos e no restante das cartas de Paulo, frequentemente chamado de Nova Perspectiva sobre Paulo. Os comentários gerais sobre Romanos exploram essas questões em profundidade. Vamos nos concentrar especificamente no que a carta contribui para a teologia do trabalho. É claro que precisamos ter um entendimento básico dos pontos gerais de Paulo antes de aplicá-los ao trabalho; portanto, quando necessário, faremos uma certa exploração teológica geral.