Bootstrap

Graça e justiça conduzem à vida eterna por meio de Cristo (Rm 5.12-21)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Violin 620

A passagem de Romanos 5.12-21 reflete um argumento teológico denso e complexo, que envolve vários contrastes diferentes entre o desobediente Adão e o obediente Cristo, por meio de quem nos tornamos justos e recebemos a promessa da vida eterna. A passagem nos dá a certeza de que o ato obediente de Cristo em se doar pelos outros coloca todos os que o vêm em um relacionamento correto com Deus e uns com os outros. Como participantes da fé e da fidelidade de Cristo, recebemos uma parte dos dons divinos de justiça e vida eterna prometidos por Deus por meio de Cristo. Portanto, não participamos mais da desobediência de Adão, mas encontramos a vida eterna ao participar da obediência de Cristo a Deus.

Paulo fala da graça de Deus operando tanto no tempo presente quanto na eternidade. A reconciliação já foi dada por meio de Cristo (Rm 5.11), de modo que já somos capazes de viver uma vida que honre a Deus. No entanto, a reconciliação de Deus ainda não está completa e ainda está no processo de “conceder vida eterna” (Rm 5.21). Se recebemos a reconciliação de Cristo, nosso trabalho agora é uma oportunidade de contribuir para um futuro melhor sob a liderança de Cristo. Os inovadores ganham novas possibilidades para criar, projetar e construir produtos que melhorem o bem comum. Os trabalhadores que prestam serviços têm novas oportunidades de melhorar a vida das pessoas. Artistas ou músicos podem criar beleza estética que aprimora a vida humana para a glória de Deus. Nenhum deles é um meio para a vida eterna. Mas, toda vez que trabalhamos para tornar o mundo mais parecido com o que Deus deseja que seja, recebemos uma amostra da vida eterna. Quando permanecemos obedientes ao padrão de fé e fidelidade de Cristo no ambiente de trabalho, não importam as circunstâncias, podemos confiar que nossa vida está eternamente segura nas mãos de nosso Deus fiel.