Bootstrap

Versículos e temas-chave nas epístolas pastorais

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Default bible

Versículos

Temas

1Timóteo 1.3-5 Partindo eu para a Macedônia, roguei que você permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

A crença afeta o comportamento ou a doutrina afeta a prática.

1Timóteo 1.3-4 Quando parti para a Macedônia, pedi a você que ficasse em Éfeso e advertisse certas pessoas de que não ensinassem coisas contrárias à verdade, nem desperdiçassem tempo com discussões intermináveis sobre mitos e genealogias, que só levam a especulações sem sentido em vez de promover o propósito de Deus, que é realizado pela fé. (Nova Versão Transformadora)

1Timóteo 3.5 Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?

1Timóteo 3.14-15 Escrevo estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

A maneira de Deus ordenar a realidade, conforme vista nos lares e nas igrejas, deve de alguma forma se refletir também nas organizações empresariais.

1Timóteo 2.1-2 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

1Timóteo 2.8-9 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões. Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição [...].

Os cristãos devem orar pela paz e pela ordem de sua igreja, de sua sociedade e de seu local de trabalho.

1Timóteo 3.2-3 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro

1Timóteo 3.10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.

Tito 1.7-8 Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio.

A liderança que agrada a Deus é caracterizada por integridade moral e confiabilidade.

1Timóteo 4.4-5 Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

A criação é boa e nosso envolvimento com ela pode ser santificado pela palavra de Deus e pela oração.

1Timóteo 4.7-8 [...] e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura

O treinamento na piedade é um componente essencial do desenvolvimento profissional.

1Timóteo 5.1-2 Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

1Timóteo 6.2 Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; ao contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas.

Os cristãos devem tratar seus colegas de trabalho com o respeito e o cuidado que demonstrariam aos membros de sua família ou à igreja.

1Timóteo 6.6-8 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

1Timóteo 6.17-19 Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

Os cristãos devem se contentar com as provisões de Deus e não amar o dinheiro. Os ricos justos devem ser generosos e buscar a recompensa celestial.

2Timóteo 1.5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2Timóteo 2.2 [...] E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros.

Um legado piedoso é transmitido de geração em geração.

2Timóteo 2.22-25 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade.

Os cristãos devem se esforçar para alcançar maturidade e semelhança com Cristo em seu local de trabalho.

2Timóteo 3.1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

2Timóteo 3.12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

Os cristãos devem esperar dificuldades, às vezes, no local de trabalho.

Tito 2.9-12 Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador. Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.

Tito 3.14 Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Jesus nos purificou para que possamos nos dedicar às boas obras. Essas boas obras adornam os princípios de Deus e manifestam a produtividade com a qual ele criou o mundo.