Bootstrap

O tempo de dificuldade é agora (2Tm 3.1-9)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Worried girl 413690 640

O quarto e último capítulo de 2Timóteo consiste principalmente na incumbência de Paulo a Timóteo, nas reflexões de Paulo sobre sua vida e em instruções e saudações específicas. Não há dúvida de que parte desse material poderia se aplicar indiretamente ao trabalho. No entanto, examinaremos apenas mais um parágrafo da carta: 2Timóteo 3.1-9.

O primeiro versículo apresenta o ponto principal do parágrafo: “Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis” (2Tm 3.1). O que a descrição que se segue deixa claro, no entanto, é que Timóteo já está vivendo nesses últimos dias (cf. 2Tm 3.2, 5). Que os “últimos dias” já estão sobre todos nós é o testemunho claro e consistente do Novo Testamento (veja At 2.17; Hb 1.2; Tg 5.3; 2Pe 3.3). Os cristãos precisam estar preparados para as dificuldades e o sofrimento associados a esses últimos dias. Mais tarde, Paulo adverte: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

Este é um lembrete preocupante para aqueles cristãos que trabalham em ambientes que podem ser difíceis, mas são muito menos ameaçadores do que as realidades sociais do primeiro século ou de muitos lugares do mundo hoje. Como cristãos, devemos esperar maus-tratos no trabalho, injustiça, preconceito, oposição e zombaria. Se experimentarmos poucas dessas coisas, teremos motivos para nos regozijar, mas não devemos permitir que nossas atuais condições benevolentes de trabalho nos embalem para dormir. Talvez cheguem os dias em que ser fiel a Cristo no trabalho resulte em mais do que olhares estranhos e piadas pelas costas. De fato, os trabalhadores, a qualquer momento, podem ser pressionados a agirem de forma antiética ou contrária à palavra de Deus. Naquele momento, será visto com mais clareza se temos mais do que uma mera “aparência de piedade” (2Tm 3.5). Se tivermos, sabemos que Deus estará ao nosso lado e nos dará força (2Tm 4.17).