Introdução a Josué e Juízes
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoJosué e Juízes contam a história da ocupação israelita da terra prometida por Deus e da formação de um governo nacional. Seu tema geral é que, quando o povo de Deus segue seus mandamentos e sua orientação, seu trabalho prospera e eles experimentam paz e alegria. Mas, quando o povo segue suas próprias inclinações e se estabelece como a autoridade suprema, a pobreza, a discórdia e todo tipo de mal trazem tristeza e sofrimento.
Conquistar, estabelecer e governar um território era o trabalho dos líderes designados por Deus, dos profetas, dos exércitos e de todo o povo de Israel. Embora tenhamos todos os motivos para esperar que esses livros contribuam para nossa compreensão do trabalho a partir de uma perspectiva bíblica, é preciso algum esforço de nossa parte para descobrir como o trabalho que vemos em Josué e Juízes se aplica às circunstâncias de nossos ambientes de trabalho contemporâneos. Mas, se olharmos com cuidado, descobriremos que algumas perspectivas para as questões de hoje surgem dos incidentes relatados no texto, incluindo o desenvolvimento e o gerenciamento de liderança, a proximidade dos papéis desempenhados pelo trabalho árduo e pela orientação de Deus para alcançar nossos objetivos, o conflito por recursos, a tensão entre dirigir para ter sucesso e servir aos outros, a orientação de Deus em nosso trabalho e o perigo sempre presente de fazer de nosso trabalho um ídolo. Os acontecimentos em Josué e Juízes nos dão modelos — bons e ruins — para resolver conflitos no ambiente de trabalho, motivar funcionários, enfrentar os desafios de cargos eletivos e planejar novos líderes para suceder aqueles que se aposentam ou partem. Os personagens que encontramos nos livros ilustram o notável valor da liderança feminina, os efeitos econômicos da guerra e a cumplicidade dos poderosos no abuso dos vulneráveis no trabalho.
A principal linha na história de Josué e Juízes é que, embora o povo escolhido de Deus seja repetidamente rebelde contra Deus, voltando-se para servir outros deuses e esquecendo-se da aliança de Deus com eles, Deus está sempre pronto para responder às suas crises e libertá-los. Somente quando param de desejar as bênçãos de Deus é que caem na miséria e na devastação social. Essa também é uma mensagem notavelmente contemporânea. Muitas vezes, nos afastamos de Deus ao decidirmos como lidar com as muitas oportunidades e desafios que surgem em nosso trabalho. Descobrimos que colocamos outras preocupações acima de receber seu amor, amá-lo e servi-lo por meio de nosso trabalho. A mensagem de Josué e de Juízes é que Deus está pronto, aqui e agora, para que voltemos a ele e recebamos suas bênçãos em nossa vida e trabalho.
Organizaremos nossa análise dos livros em torno de quatro temas principais, que correspondem aproximadamente ao fluxo da narrativa: conquista, coordenação, aliança e caos. [1]