Bootstrap

A terra (Josué 2—12)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Standing 336554 620

Ao longo de Josué e Juízes, a terra assume tal importância central que se torna virtualmente um personagem em si: “E a terra teve paz” (Jz 3.11; 3.30, etc.). A principal ação do livro de Josué é Israel conquistando a terra que Deus havia prometido a seus antepassados ​(Js 2.24, cf. 1.6). A terra é o palco central sobre o qual o drama de Deus com Israel se desenrola e está no centro das promessas de Deus à nação. A própria Lei de Moisés está inseparavelmente ligada à terra. Muitas das principais disposições da Lei só fazem sentido para Israel na terra, e a principal punição prevista na aliança consiste na expulsão da terra.

Desolarei a terra a ponto de ficarem perplexos os seus inimigos que vierem ocupá-la. Espalharei vocês entre as nações e empunharei a espada contra vocês. Sua terra ficará desolada; as suas cidades, em ruínas. (Levítico 26.32-33)

A terra — o solo, o chão sob nossos pés — é onde nossa existência acontece. (Mesmo aqueles que vão para o mar e para o ar passam a maior parte da vida em terra.) A promessa de Deus a seu povo não é uma abstração desencarnada, mas um lugar concreto onde sua vontade é feita e sua presença é encontrada. O lugar em que estamos a qualquer momento é o lugar em que encontramos Deus e o único lugar que temos para realizar sua obra. A criação pode ser um lugar onde habita o mal ou o bem. Nossa tarefa é trabalhar o bem na criação e na cultura em que trabalhamos. Josué recebeu a tarefa de santificar a terra de Canaã, aderindo à aliança de Deus ali. Recebemos a tarefa de santificar nosso ambiente de trabalho, trabalhando também de acordo com a aliança de Deus.

Trabalhando a terra (Josué 5)

Voltar ao índice Voltar ao índice

A terra, é claro, era abundante para os padrões do Antigo Oriente Próximo. Mas as bênçãos da terra iam além do clima favorável, da água abundante e de outros benefícios naturais fornecidos pela mão do Criador. Israel também herdaria uma infraestrutura bem desenvolvida dos cananeus. “Dei a vocês uma terra que não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram e comem de vinhas e olivais que não plantaram” (Js 24.13; cf. Dt 6.10-11). Mesmo a descrição característica da terra como uma “terra onde há leite e mel com fartura” (Js 5.6; cf. Êx 3.8) pressupõe algum grau de manejo de gado e apicultura.

Há, portanto, uma ligação inseparável entre terra e trabalho. Nossa capacidade de produzir não decorre apenas de nossa própria capacidade ou diligência, mas também dos recursos disponíveis. Por outro lado, a terra não trabalha sozinha. Pelo suor de nosso rosto devemos produzir o pão (Gn 3.19). Esse ponto é enfatizado com bastante precisão em Josué 5.11-12. “No dia seguinte ao da Páscoa, nesse mesmo dia, eles comeram pães sem fermento e grãos de trigo tostados, produtos daquela terra. Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou. Já não havia maná para os israelitas, e naquele mesmo ano eles comeram do fruto da terra de Canaã”. Israel sobreviveu com o dom divino do maná ao longo de suas peregrinações no deserto, mas Deus não tinha intenção de tornar isso uma solução permanente para o problema da provisão. A terra deveria ser trabalhada. Recursos suficientes e trabalho frutífero eram elementos integrantes da terra prometida.

O ponto pode parecer óbvio, mas mesmo assim vale a pena ser mencionado. Embora às vezes Deus possa suprir milagrosamente nossas necessidades físicas, a norma é que nossa subsistência venha do fruto de nosso trabalho.

Conquistando a terra — Deus endossa a conquista? (Josué 6—12)

Voltar ao índice Voltar ao índice

O fato de que a economia produtiva dos israelitas foi fundada na expropriação dos cananeus da terra, no entanto, levanta questões desconfortáveis. Deus endossa a conquista como uma maneira de uma nação adquirir terras? Deus tolera a guerra étnica? Israel era mais merecedor da terra do que os cananeus? Uma análise teológica completa da conquista está além do escopo deste artigo. [1] Embora não possamos esperar responder às inúmeras questões que surgem, há pelo menos algumas coisas que devemos ter em mente:

  1. Deus escolhe vir ao seu povo na agitação do Antigo Oriente Próximo, onde as forças reunidas contra Israel são vastas e violentas.

  2. O trabalho de conquista militar é certamente o trabalho mais proeminente do livro de Josué, mas não é apresentado como modelo para qualquer trabalho que o siga. Encontramos aspectos de trabalho ou liderança em Josué e Juízes que são aplicáveis ​​hoje, mas a expropriação de pessoas da terra não é um deles.

  3. A ordem para expulsar os cananeus (Js 1.1-5) é altamente específica e não indica a disposição geral dos mandamentos de Deus para os israelitas ou qualquer outro grupo de pessoas.

  4. A erradicação dos cananeus decorre de seus caminhos notoriamente iníquos. Os cananeus eram conhecidos por praticar sacrifícios de crianças, adivinhação, feitiçaria e necromancia, coisas que Deus não podia tolerar no meio do povo que ele havia escolhido para ser uma bênção para o mundo (Dt 18.10-12). A terra deveria ser despojada da idolatria, para que o mundo pudesse ter a oportunidade de ver a natureza do único Deus verdadeiro, criador do céu e da terra. [2]

  5. Cananeus arrependidos, como Raabe (Js 2.1-21; 6.22-26), são poupados — e, de fato, a suposta destruição em massa dos cananeus nunca é totalmente realizada (veja abaixo).

  6. Israel, por sua vez, praticará muita da mesma maldade que os cananeus, dando um firme “não” como resposta à pergunta se Israel era mais merecedor da terra. Como os cananeus, os israelitas também sofrerão o deslocamento da terra por meio da conquista por outros, o que a Bíblia também atribui à mão de Deus. Israel também está sujeito ao julgamento de Deus (veja Amós 3.1-2, por exemplo).

  7. A plena ética cristã do poder não pode ser encontrada no livro de Josué, mas na vida, morte e ressurreição de Jesus, que encarna toda a Palavra de Deus. O modelo definitivo da Bíblia para o uso do poder não é que Deus conquista nações por seu povo, mas que o Filho de Deus dá sua vida por todos os que vêm a ele (Mc 10.42; Jo 10.11-18). A ética bíblica do poder é, em última análise, fundamentada na humildade e no sacrifício.

Lembrando-se da presença de Deus na terra (Josué 4.1-9)

Voltar ao índice Voltar ao índice

A bênção suprema para o povo da terra é a presença de Deus entre eles. O povo celebra essa bênção passando em frente à arca do Senhor — a habitação de sua presença — e deixando pedras memoriais no leito do rio Jordão. A prosperidade e a segurança de Israel na terra devem vir das mãos de Deus. A obra de Israel é sempre derivada da obra anterior de Deus em seu favor. Sempre que eles se desconectam da presença de Deus, a trajetória de seu trabalho se volta para baixo. Testemunhe a nota sombria que soou em Juízes 2.10-11: “Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins”. Os problemas subsequentes de Israel decorrem de sua falha em reconhecer a obra de Deus em seu favor.

Também podemos nos perguntar se estamos prestando atenção à obra de Deus em nosso favor. A questão aqui não é se estamos trabalhando bem para Deus, mas se podemos vê-lo trabalhando por nós. No trabalho, a maioria de nós encontra uma tensão entre promover a si mesmo e servir aos outros, ou entre “um sistema de interesse próprio muito centrado no eu” e “o bem-estar do outro lado”, como Laura Nash coloca em sua excelente exploração dessa dinâmica. [1] Será que estamos nos esforçando demais para ficar em primeiro lugar porque temos medo de que ninguém mais se importe conosco?

E se tivéssemos o hábito de acompanhar as coisas que Deus faz em nosso favor? Muitos de nós guardamos lembranças de nossos sucessos no trabalho — prêmios, placas, fotos, comendas, certificados e coisas assim. E se, toda vez que nossos olhos passassem por eles, pensássemos: “Deus tem estado comigo todos os dias aqui”, em vez de “Eu me esforcei para isso”. Isso nos libertaria para cuidar mais generosamente dos outros, mas ainda assim sentiríamos que estamos cuidando mais de nós mesmos? Uma maneira simples de começar seria anotar mentalmente ou mesmo registrar cada coisa boa inesperada que acontece durante o dia, seja com você ou com outra pessoa por meio de você. Cada uma delas poderia se tornar uma espécie de pedra memorial para Deus, como as pedras que os israelitas colocaram nas águas do Jordão para lembrar como Deus os trouxe à terra prometida. De acordo com o texto, esse foi um lembrete muito poderoso para eles e “estão lá até hoje” (Josué 4.1-9).

Engajando o Senhor em nossas decisões (Josué 9.12-15)

Voltar ao índice Voltar ao índice

O capítulo 9 de Josué descreve como o povo de Gibeão enganou o povo de Israel. Eles queriam que os israelitas acreditassem que viviam longe da terra de Canaã e, portanto, não representavam ameaça para Israel. Na verdade, eles moravam nas proximidades. Para pôr em prática seu plano enganador, eles usavam roupas velhas e sandálias remendadas, e carregavam provisões que indicavam uma longa viagem.

Este nosso pão estava quente quando o embrulhamos em casa no dia em que saímos de viagem para cá. Mas vejam como agora está seco e esmigalhado. Estas vasilhas de couro que enchemos de vinho eram novas, mas agora estão rachadas. E as nossas roupas e sandálias estão gastas por causa da longa viagem”. Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor. Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o confirmaram com juramento. (Js 9.12-15).

Os israelitas foram enganados porque se basearam em suas próprias observações e não “consultaram o Senhor”. Isso também pode acontecer conosco hoje. Com base no que acreditamos, tiramos uma conclusão, tomamos uma decisão rapidamente, mas nos esquecemos de pedir a orientação de Deus. É muito fácil confiar em nossas próprias percepções quando pensamos que entendemos a situação, em vez de pedir a Deus por seu discernimento.