Bootstrap

Engajando o Senhor em nossas decisões (Josué 9.12-15)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Pexels photo 213316

O capítulo 9 de Josué descreve como o povo de Gibeão enganou o povo de Israel. Eles queriam que os israelitas acreditassem que viviam longe da terra de Canaã e, portanto, não representavam ameaça para Israel. Na verdade, eles moravam nas proximidades. Para pôr em prática seu plano enganador, eles usavam roupas velhas e sandálias remendadas, e carregavam provisões que indicavam uma longa viagem.

Este nosso pão estava quente quando o embrulhamos em casa no dia em que saímos de viagem para cá. Mas vejam como agora está seco e esmigalhado. Estas vasilhas de couro que enchemos de vinho eram novas, mas agora estão rachadas. E as nossas roupas e sandálias estão gastas por causa da longa viagem”. Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor. Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o confirmaram com juramento. (Js 9.12-15).

Os israelitas foram enganados porque se basearam em suas próprias observações e não “consultaram o Senhor”. Isso também pode acontecer conosco hoje. Com base no que acreditamos, tiramos uma conclusão, tomamos uma decisão rapidamente, mas nos esquecemos de pedir a orientação de Deus. É muito fácil confiar em nossas próprias percepções quando pensamos que entendemos a situação, em vez de pedir a Deus por seu discernimento.