Bootstrap

O reino de Deus está próximo (Ap 1)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Revelation

Antes mesmo do surgimento de alguns versículos do livro de Apocalipse, João diz algo que pode parecer minar uma teologia robusta do trabalho: “O tempo está próximo”. Alguns entendem que isso significa que João achava que Jesus voltaria enquanto ele ainda estivesse vivo, e que ele não havia entendido; outros acreditam significar que, uma vez iniciados os eventos do fim dos tempos, eles ocorrerão rapidamente. Nenhum deles se encaixa bem com o restante do Novo Testamento, uma vez que está claro que, em certo sentido, o “fim dos tempos” começa com a morte e a ressurreição de Jesus (ver Hb 1.1; 1Co 10.11; At 2.17). Portanto, é melhor entender “o tempo está próximo” significando “o reino de Deus está diante de você!” com a pergunta implícita: “Como, então, você vai viver?” As aparentes certezas da vida devem ser vistas como algo que se contrapõe ao reino de Deus, que já está irrompendo no mundo.

Isso traz profundas consequências para nossa visão de trabalho. Embora haja muito nas Escrituras que elogie o trabalho, nada no atual estado de coisas deve ser visto como absoluto. Como veremos, embora o trabalho realizado com fidelidade para a glória de Deus tenha valor duradouro, sempre se devem permitir a Deus a primeira e a última palavra. Viver à luz de seus valores é fundamental; não pode haver acordo com o sistema mundial e seus caminhos idólatras.