Bootstrap

As sete igrejas do Apocalipse (Ap 2—3)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Messages to the churches

As mensagens às sete igrejas enfatizam a importância das obras na vida cristã e, portanto, contribuem indiretamente para a compreensão adequada do trabalho em geral. As mensagens para várias igrejas começam: “Conheço as suas obras...”. Éfeso é repreendida por não realizar as obras que praticava no princípio (Ap 2.5), e Sardes, da mesma forma, não completou a obra que deveria ter feito por Jesus (Ap 3.2).

Vale a pena repetir que “obras” não são algo ruim na Bíblia. Antes, são a expressão concreta de nosso amor por Deus. O mito de que Deus só se importa com nosso coração e nossos sentimentos é uma das principais razões da pouca atenção que o trabalho em geral tem recebido em alguns círculos protestantes.

Há indícios de que o notório mundanismo da igreja de Laodiceia se evidenciava em sua visão de trabalho e economia. Quando Jesus aconselha esses crentes a comprarem dele ouro refinado no fogo, roupas brancas para esconder sua nudez e bálsamo para curar seus olhos, ele provavelmente está jogando com três das principais indústrias de Laodiceia: bancos, lã e oftalmologia. Parece provável que os laodicenses presumissem que os recursos disponíveis em sua cultura eram tudo o que precisavam na vida. As igrejas, especialmente em países prósperos, devem reconhecer que a abundância material muitas vezes pode mascarar a pobreza espiritual. O sucesso no trabalho nunca deve nos levar a um senso de autossuficiência.