Bootstrap

Versículos e temas-chave em Gálatas, Efésios e Filipenses

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Key verses galat ephe phil

Versículo

Tema

Gálatas 2.20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Vivendo em Cristo pela fé.

Gálatas 5.1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Liberdade em Cristo, não escravidão.

Gálatas 5.6 Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

A fé que atua pelo amor.

Gálatas 5.13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Liberdade para nos tornarmos “escravos” por meio do amor.

Gálatas 5.16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Viva pelo Espírito, não pela carne.

Gálatas 5.22-23a Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

O fruto do Espírito.

Gálatas 6.10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Trabalhando para o bem de todos e da família da fé.

Efésios 1.9-10 [Deus] nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Tudo — incluindo o trabalho na terra — faz parte do plano de Deus.

Efésios 2.8-10 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

Embora sua salvação venha apenas pela graça, por meio da fé, você foi criado em Cristo Jesus para fazer boas obras.

Efésios 4.28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

Trabalhe duro para poder compartilhar com os necessitados.

Efésios 6.5-8 Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.

Se lhe for ordenado fazer um bom trabalho, trabalhe avidamente como se fosse para o Senhor. Se lhe for ordenado fazer obras más, recuse, pois obras más não podem ser feitas “ao Senhor”.

Efésios 6.9 Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas.

Se você estiver em uma posição de autoridade, não dê ordens a seus subordinados que contrariem os mandamentos de Deus.

Filipenses 1.6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Deus completará a obra que começou em nós.

Filipenses 2.2 Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.

Os cristãos não devem permitir que as divisões os impeçam de testemunhar e trabalhar de forma eficaz no mundo.

Filipenses 2.3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.

Aproveite as oportunidades ilimitadas no trabalho para tratar os outros como mais sábios, mais inteligentes ou melhores do que você.

Filipenses 2.4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Devemos atender às necessidades da comunidade ao redor, e não às nossas. Se os outros fizerem o mesmo, nossas necessidades serão atendidas, embora não haja garantia de que eles o farão.

Filipenses 4.12-13, 18 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. [...] Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido.

A maneira de se libertar da idolatria das recompensas que buscamos no trabalho (dinheiro, poder, status etc.).