Bootstrap

Introdução a Efésios

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Ephesians introduction to ephesians

Qual é o lugar do trabalho no esquema macro das coisas? O trabalho é apenas uma atividade da qual precisamos para nos dar bem na vida? Ou também é um lugar onde encontramos significado, cura e integração pessoal? [1] O trabalho tem um lugar no cosmos da criação de Deus? Significa algo ao lado da obra redentora de Cristo?

A carta aos Efésios conta a história da obra cósmica de Deus, começando antes da criação do mundo, continuando na obra de redenção de Cristo e levando até o momento presente e além. Ela nos atrai para esse trabalho, tanto como observadores maravilhados dos fatos narrados quanto como participantes ativos da obra de Deus.

Assim, Efésios dá uma nova perspectiva, não apenas sobre Deus, mas também sobre nós mesmos. Nossa vida, ações e, de fato, o trabalho adquirem novo significado. Vivemos de maneira diferente, adoramos de maneira diferente e trabalhamos de maneira diferente por causa do que Deus fez e está fazendo em Cristo. Fazemos o que fazemos com nossa vida, incluindo a profissional, como resposta à atividade salvífica de Deus e como cumprimento da tarefa que ele nos deu de cooperar com ele. Cada um de nós foi chamado por Deus para participar da obra de Deus no mundo (Ef 4.1).

A carta que conhecemos como “Efésios” é ao mesmo tempo semelhante a e diferente de outras cartas do Novo Testamento atribuídas ao apóstolo Paulo. É semelhante, acima de tudo, a Colossenses, com a qual compartilha temas, estruturas e até frases comuns (Ef 6.21-22; Cl 4.7-8). [2] Efésios é diferente das outras cartas paulinas em seu estilo exaltado, vocabulário distinto e em algumas de suas perspectivas teológicas. Além disso, relativamente a outras cartas de Paulo, é muito menos orientada a uma situação específica na vida de uma igreja em particular. [3] Este comentário assume a autoria de Paulo.

Em vez de concentrar-se nas necessidades de uma congregação em particular, a carta aos Efésios apresenta uma perspectiva teológica expansiva sobre a obra de Deus seja no universo seja quanto ao papel central da igreja de Jesus Cristo nela. Cada crente individualmente contribui para esse esforço eclesial como alguém que é “criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” (Ef 2.10) e essencial para o crescimento e o ministério da igreja (Ef 4.15-16).