Trabalhar para a alegria dos outros (2Co 1.24)
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoA alegria é o próximo meio de construir relacionamentos que Paulo discute. “Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.” (2Co 1.24) Embora fosse um apóstolo com autoridade dada por Deus, Paulo trazia alegria aos outros por seu modo de liderança — não os dominando, mas trabalhando ao lado deles. Isso explica por que ele era um líder tão eficaz e por que as pessoas associadas a ele se tornaram colegas de trabalho fortes e confiáveis. As palavras de Paulo ecoam o que Jesus disse a seus discípulos quando eles estavam discutindo sobre quem entre eles era o maior:
Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve. (Lucas 22.25-26)
A essência do trabalho cristão, sustenta Paulo, é nada menos do que trabalhar ao lado de outros para ajudá-los a alcançar maior alegria.
Como seria nosso local de trabalho se tentássemos trazer alegria aos outros pela maneira como os tratamos? [1] Isso não significa tentar fazer todos felizes o tempo todo, mas tratar os colegas de trabalho como pessoas de valor e dignidade, como Paulo fez. Quando prestamos atenção às necessidades dos outros no trabalho, incluindo a necessidade de sermos respeitados e a de sermos encarregados de um trabalho com significado, seguimos o exemplo do próprio Paulo.