Bootstrap

Você não pode dar mais do que Deus (2Co 9)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
You cant outgive god

Ao exortar os crentes coríntios a doarem generosamente, Paulo está ciente de que deve abordar uma preocupação muito humana em um mundo de recursos limitados. Alguns de seus ouvintes devem ter pensado: “Se eu der tão altruisticamente quanto Paulo está me exortando a dar, pode não haver o suficiente para atender a minhas próprias necessidades”. Fazendo uso de uma metáfora agrícola mais ampla, Paulo lhes assegura que, na economia de Deus, as coisas funcionam de maneira diferente. Ele já fez alusão a um princípio do livro de Provérbios, observando que “aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente” (compare 2Co 9.6 com Pv 11.24-25). Em seguida, citou um aforismo da versão grega de Provérbios 22.8, que diz que “Deus ama quem dá com alegria’” (2Co 9.7). A partir disso, ele infere uma promessa de que, para aquele que dá generosamente, Deus pode e liberará abundantemente todo tipo de bênçãos [1] .

Paulo, portanto, assegura aos coríntios que sua generosidade não vem com o risco de pobreza futura. Pelo contrário, a generosidade é o caminho para prevenir privação futura. “Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra” (2Co 9.8). Nos dois versículos seguintes, assegura àqueles que semeiam (ou “distribuem”) generosamente para os pobres que Deus lhes fornecerá semente suficiente para essa semeadura e para o pão de sua subsistência. Ele ressalta isso quando diz: “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (2Co 9.11), uma promessa que não só abrange as bênçãos materiais, mas vai além.

Embora Paulo esteja falando claramente de generosidade material e bênçãos, devemos ter cuidado para não transformar a certeza da provisão de Deus em uma expectativa de ficar rico. Deus não é um esquema de pirâmide! A frase “enriquecidos de todas as formas” usada por Paulo significa “ter o suficiente de tudo”, não ficar rico. O chamado “evangelho da prosperidade” tem uma interpretação profundamente errada de passagens como essa. Seguir a Deus não é um esquema para ganhar dinheiro, como Paulo se esforçou em dizer ao longo da carta.

Embora haja aplicações óbvias na distribuição dos frutos de nosso trabalho, ou seja, na doação de dinheiro e outros recursos, isso se aplica igualmente bem ao dar de nós mesmos durante nosso trabalho. Não precisamos temer que, ao ajudar os outros a serem bem-sucedidos no trabalho, comprometeremos nosso próprio bem-estar. Deus prometeu nos dar tudo o que precisamos. Podemos ajudar os outros a ter uma boa performance no trabalho, sem temer que isso ofusque nosso brilho. Podemos competir de forma justa no mercado sem nos preocupar com a possibilidade de lançar mão de alguns truques sujos para ganhar a vida em um negócio competitivo. Podemos orar, encorajar, apoiar e até ajudar nossos rivais, porque sabemos que Deus, e não nossa vantagem competitiva, é a fonte de nossa provisão. Devemos ter cuidado para não distorcer essa promessa com o falso evangelho de saúde e riqueza, como muitos fizeram. Deus não promete aos verdadeiros crentes uma casa grande e um carro caro. Mas ele nos garante que, se olharmos para as necessidades dos outros, ele garantirá que nossas necessidades sejam atendidas no processo.