O uso correto do poder (Salmos 136)
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoO poder é essencial para a maioria das obras e deve ser exercido corretamente. O salmo 136 expõe o uso adequado do poder, mostrando quatro exemplos de como Deus usa o poder.
O primeiro exemplo vem nos versículos 4-9. Ele mostra o uso do poder de Deus para criar o mundo, visto que ele “com habilidade fez os céus” e “estendeu a terra sobre as águas” (Sl 136.5-6). Isso nos leva de volta a Gênesis 1 — ao Deus da criação, que dá ao mundo tudo o que é preciso para florescer. Mas observe a ordem em que Deus trabalha, primeiro criando sistemas (terra e água, noite e dia, sol e lua) que foram necessários para a sobrevivência de todo o que foi criado posteriormente (plantas, animais terrestres, criaturas que nadam e voam). Deus não criou os animais até que houvesse terra seca e vegetação para sustentá-los. Quando está em nosso poder criar tarefas ou sistemas, o poder é corretamente usado quando criamos ambientes nos quais nós e aqueles ao nosso redor não apenas sobrevivemos, mas prosperamos. Para mais informações sobre a provisão de Deus na criação, veja “ Provisão (Gênesis 1.29-30; 2.8-14) ” em Gênesis 1—11 e o trabalho em www.teologiadotrabalho.org
O segundo exemplo está em Salmos 136.10-15, quando Deus libertar seu povo da escravidão no Egito. A terceira vem imediatamente depois, quando Deus derruba os reis cananeus que se opõem a Israel em sua jornada para estabelecer a terra prometida (Sl 136.16-22). Juntos, eles nos mostram que Deus usa o poder para libertar as pessoas da opressão e para se opor àqueles que impedem os outros do bem que Deus deseja para eles. Quando nosso trabalho libera outros para cumprirem seu destino no desígnio de Deus, estamos usando o poder da maneira correta. Quando nosso trabalho escraviza novamente os trabalhadores ou se opõe à obra de Deus neles e por meio deles, estamos abusando do poder.
O quarto exemplo vem no final do salmo. Deus “se lembrou de nós quando fomos humilhados ... e nos livrou dos nossos adversários ... [Ele] dá alimento a todos os seres vivos” (Sl 136.23-25). Deus amorosamente reconhece nossa fraqueza e supre nossas necessidades. Quando usamos o poder para fazer um trabalho que beneficie os outros, estamos usando o poder como Deus o usaria.
Finalmente, para o uso adequado do poder, cada versículo do salmo 136 nos lembra de dar graças a Deus, pois “o seu amor dura para sempre”.