Bootstrap

Criatividade humana com Deus (Salmos 104)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Spiral 1149509 1280

Desde o início, Deus pretendia que o trabalho humano fosse uma forma de criatividade sob ou ao lado da própria criatividade de Deus (Gn 1.26-31; 2.5,15-18). O trabalho humano destina-se a cumprir a intenção criativa de Deus, levar cada pessoa a um relacionamento com outras pessoas e com Deus e glorificar a Deus. O salmo 104 dá uma descrição encantadora dessa parceria criativa. Começa com uma ampla tela da glória da criação de Deus (Sl 104.1-9). Isso leva naturalmente à obra ativa de Deus em sustentar o mundo dos animais, pássaros e criaturas marinhas (Sl 104.10-12,14,16-18,20-22,25). Deus também provê ricamente para os seres humanos (Sl 104.13-15,23). A obra de Deus torna possível a fecundidade da natureza e da humanidade. “Dos teus aposentos celestes regas os montes; sacia-se a terra com o fruto das tuas obras!” (Sl 104.13).

O trabalho dos seres humanos é construir ainda mais, usando o que Deus dá. Temos de colher e usar as plantas. “É o Senhor que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva” (Sl 104.14). Fazemos o vinho e o pão e extraímos o óleo das plantas que Deus faz crescer (Sl 104.15). Deus provê tão ricamente, em parte, povoando sua criação com pessoas que trabalham seis dias por semana. Assim, embora este salmo fale de todas as criaturas que buscam alimento em Deus, e Deus abre sua mão para suprir o necessário (Sl 104.27-28), as pessoas ainda precisam trabalhar com afinco para processar e usar as boas dádivas de Deus. O salmo 104 vai tão longe a ponto de citar algumas das ferramentas usadas para a obra do mundo de Deus: roupas, tendas, vigas, vento, navios (Sl 104.2,3,4,26, respectivamente). Curiosamente, o salmo alegremente atribui o uso de tais ferramentas ao próprio Deus, bem como aos seres humanos. Nós trabalhamos com Deus, e a ampla provisão de Deus vem, em parte, por meio do esforço humano.

Mesmo assim, lembre-se de que somos os parceiros menores na criação de Deus. Assim como em Gênesis, os seres humanos são as últimas criaturas mencionadas no Salmo 104. Mas, diferentemente de Gênesis, entramos em cena aqui com pouca pompa. Somos apenas mais uma das criaturas de Deus, cuidando de seus negócios ao lado do gado, das aves, dos bodes selvagens, dos coelhos e dos leões (Sl 104.14-23). Cada um tem sua atividade própria — para os seres humanos, é trabalho e labuta até a noite — mas, por baixo de cada atividade, é Deus quem fornece tudo o que é necessário (Sl 104.21). O salmo 104 nos lembra que Deus fez sua obra extremamente bem. Nele, nosso trabalho também pode ser feito extremamente bem, se apenas trabalharmos humildemente na força que seu Espírito fornece, cultivando o belo mundo em que ele nos colocou por sua graça.