Bootstrap

Realizar boas obras (1Co 3.10-17)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Do good work

Paulo introduz a metáfora de um prédio em construção para enfatizar um novo ponto de vista: fazer um bom trabalho. Esse ponto é tão importante para entender o valor do trabalho que vale a pena incluir, aqui, a passagem na íntegra.

Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo (1Co 3.10-15).

Essa talvez seja a declaração mais direta do valor eterno do trabalho terreno em toda a Escritura. A obra que realizamos na terra — quando o fazemos segundo os caminhos de Cristo — sobrevive por toda a eternidade. Paulo está falando especificamente do trabalho realizado pela comunidade da igreja, que ele compara a um templo. Paulo se compara a um “excelente construtor” que lançou o fundamento, que é, naturalmente, o próprio Cristo. Outros constroem sobre esse alicerce, e cada um é responsável por seu trabalho. Paulo compara o bom trabalho ao ouro, à prata e às pedras preciosas, e o trabalho medíocre à madeira, ao feno e à palha. Embora alguns tenham tentado atribuir significados específicos a cada um desses materiais, é mais provável que a diferença seja simplesmente que alguns materiais têm a capacidade de resistir a testes de fogo, enquanto outros não.

Paulo não está fazendo nenhum julgamento sobre a salvação de qualquer indivíduo, pois, mesmo que a obra de alguém falhe no teste, “o construtor será salvo”. Essa passagem não é sobre a relação entre as “boas obras” de um crente e sua recompensa celestial, embora muitas vezes tenha sido lida dessa maneira. Em vez disso, Paulo está preocupado com a igreja como um todo e como seus líderes trabalham dentro dela. Se contribuírem para a unidade da igreja, serão elogiados. Se, no entanto, seu ministério resulta em contenda e facciosismo, eles estão, na verdade, provocando a ira de Deus, porque ele protege apaixonadamente seu templo vivo daqueles que o destruiriam (1Co 3.16-17).

Embora Paulo esteja escrevendo sobre o trabalho de construir uma comunidade cristã , suas palavras se aplicam a todos os tipos de trabalho. Como vimos, ele considera que o trabalho cristão inclui tanto o trabalho realizado pelos crentes sob a autoridade secular como o feito na igreja. Seja qual for o trabalho, ele será avaliado imparcialmente por Deus. A avaliação final será melhor do que qualquer avaliação de desempenho, já que Deus julga com perfeita justiça — ao contrário dos chefes humanos, por mais justos ou injustos que sejam — e é capaz de considerar nossas intenções, limitações, nossos motivos, nossa compaixão, e sua misericórdia. Deus chamou todos os crentes para trabalharem em quaisquer circunstâncias em que se encontrem, e nos deu dons específicos para cumprir esse chamado. Ele espera que as usemos com responsabilidade para seus propósitos e inspecionará nosso trabalho. À medida que nosso trabalho for realizado com excelência, por seus dons e por sua graça, ele se tornará parte do reino eterno de Deus. Isso deve nos motivar — mais do que a aprovação do empregador ou o nosso salário — a fazer um trabalho tão bom quanto possível.