Bootstrap

Uma visão geral do livro de Jeremias

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Overview book jeremiah

O livro de Jeremias reflete a situação cada vez pior que Jeremias encontrou. Em vários momentos, ele teve a tarefa nada invejável de desafiar a hipocrisia religiosa, a desonestidade econômica e as práticas opressoras dos líderes de Judá e daqueles que os seguiam. Jeremias era a voz da advertência, o vigia que chama a atenção para verdades duras que outros prefeririam ignorar.

Porque assim diz o Senhor a respeito do palácio real de Judá... “Farei de você um deserto, uma cidade desabitada. Prepararei destruidores contra você... De numerosas nações muitos passarão por esta cidade e perguntarão uns aos outros: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta grande cidade?’ E lhes responderão: ‘Foi porque abandonaram a aliança do Senhor, do seu Deus’”. (Jr 22.6-9)

Ele era o pessimista, que na realidade era o realista. Ele foi rejeitado e ridicularizado por falsos profetas, que insistiam em dizer que Deus nunca deixaria a cidade de Jerusalém cair nas mãos de um invasor.

A persistência de Jeremias em transmitir sua mensagem indesejada ao longo de quatro décadas é notável. Ele simplesmente não desistiria do que parecia ser uma tarefa impossível. Quantos de nós teriam buscado escapar de uma situação dessas? Mas uma das coisas impressionantes sobre Jeremias era sua fidelidade tenaz em cumprir as instruções de Deus, mesmo diante de oposição implacável e críticas duras. Embora tenha sido frequentemente chamado de “profeta chorão” porque lamentou os pecados de seu povo e lamentou sua própria falta de sucesso em trazer o povo de volta a Javé, Jeremias nunca vacilou em sua confiança de que Deus, que o colocou onde estava, reivindicaria a verdade de sua mensagem. O profeta poderia ser fiel ao seu chamado indesejado porque Deus havia prometido ser fiel a ele. Ele serviu com a promessa de Deus no bolso: “‘Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei’, diz o Senhor” (Jr 1.17-19).

Em 605, Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém e levou consigo 10.000 dos judeus mais capazes (incluindo Ezequiel e Daniel). Nesse ponto, o papel de Jeremias foi expandido para levar a palavra de Deus aos judeus no exílio (capítulo 29). Entre os judeus capturados havia falsos profetas que asseguraram aos exilados que os dias da Babilônia estavam contados e que Deus nunca permitiria que Jerusalém fosse capturada. Jeremias advertiu os exilados de que eles ficariam na Babilônia por setenta anos. Em vez de agir com base em falsas esperanças, os judeus deveriam se estabelecer na terra, construir casas, plantar jardins, casar seus filhos — e parar de ouvir os falsos profetas.

Enquanto isso, os habitantes que permaneceram em Judá continuavam a recusar a mensagem de Deus. Em 586, os babilônios voltaram, saquearam Jerusalém, derrubaram seus muros, destruíram seu templo, pedra por pedra, e levaram o restante das pessoas capazes ​​como cativos. Mais uma vez, o papel de Jeremias mudou (capítulos 40—45). Deus o manteve na cidade destruída, agora governada brevemente por Gedalias, para encorajar o novo governante e ajudar o povo a entender o que havia acontecido e como eles deveriam seguir em frente em meio à destruição. No entanto, mais uma vez, apesar de seu apelo para que ouvissem a mensagem de Deus, eles depositaram sua fé em uma infeliz aliança militar com o Egito, que a Babilônia derrotou rapidamente. Jeremias foi levado ao Egito, onde morreu. Até o fim, o profeta teve de suportar a teimosa recusa dos governantes em dar ouvido às mensagens de Deus, assim como os resultados desastrosos que sobrevieram. Tanto profetas quanto cristãos no ambiente de trabalho podem descobrir que não têm a capacidade de superar todos os males. Às vezes, o sucesso significa fazer o que você sabe que é certo, mesmo quando tudo está contra você.

Os capítulos finais (46—52) tratam principalmente do juízo que Deus trará sobre todas as nações, não apenas sobre Judá. Embora Deus tenha usado a Babilônia contra Judá, a Babilônia também não escaparia do castigo.

Não podemos ler Jeremias sem uma percepção vívida dos resultados desastrosos da persistente falta de fé dos líderes de Judá — os reis, os sacerdotes e os profetas. Sua miopia e disposição em acreditar nas mentiras que contavam uns aos outros levaram à completa destruição da nação e de sua capital, Jerusalém. O trabalho que Deus nos dá para fazer é um negócio sério. Deixar de seguir a palavra de Deus em nosso trabalho pode causar sérios danos a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Liderar o povo de Israel era o trabalho do rei, dos sacerdotes e dos profetas. A catástrofe nacional que logo tomou conta de Israel foi o resultado direto de suas más decisões e do fracasso em cumprir seus deveres sob a aliança.