Bootstrap

Serviço humilde (Lc 9.46-50, 14.7-11, 22.24-30)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Luke humble service luke 14 7 11 22 24 30

Jesus declara que a liderança requer um serviço humilde aos outros, como vemos em três passagens adicionais. Na primeira (Lc 9.46-50), os discípulos de Jesus começam a discutir qual deles será o maior. Jesus responde que o maior é aquele que recebe uma criança em seu nome. “Aquele que entre vocês for o menor, este será o maior.” Observe que o modelo não é a criança, mas a pessoa que a acolhe. Servir aqueles que todos os outros consideram indignos de seu tempo é o que torna um líder excelente.

A segunda passagem (Lc 14.7-11) é a resposta de Jesus à postura social que ele vê em um banquete. Não é apenas uma perda de tempo, diz Jesus, mas na verdade é contraproducente. “Todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.” Aplicado à liderança, isso significa que, se você tentar levar o crédito por tudo, as pessoas desejarão parar de segui-lo ou se distrairão do trabalho delas, tentando fazer você parecer mau. Mas, se você der crédito aos outros, as pessoas desejarão segui-lo e isso levará ao verdadeiro reconhecimento.

A terceira passagem (Lc 22.24-30) retorna à questão de quem é o maior entre os discípulos. Desta vez, Jesus se torna o modelo de liderança por meio do serviço. “Eu estou entre vocês como quem serve.” Nas três histórias, os conceitos de serviço e humildade estão interligados. A liderança eficaz requer — ou é — serviço. Servir exige que você aja como se fosse menos importante do que pensa ser.

Veja * Liderança (CONTEÚDO AINDA NÃO DISPONÍVEL) em www.teologiadotrabalho.org para saber mais sobre esse assunto.