Bootstrap

Versículos e temas-chave em Colossenses e Filemom

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Key verses colossians philemon

Versículos

Temas

Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

Jesus fez tudo no mundo.

Cl 1.19-20 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Jesus veio para redimir o mundo, incluindo o mundo do trabalho.

Cl 1.9-10 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus. [com alusão a dar fruto e multiplicar-se em Gênesis 1.26-28]

Trabalhamos como portadores da imagem de Deus em Cristo.

Cl 2.8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Dependa do poder transformador de Cristo, não de autoajuda ou tradição humana.

Cl 3.2-5 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Não se adapte à cultura que conflita com os desejos de Deus.

Cl 3.8-10 Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Livre-se da ganância, da ira, da mentira e da maledicência no trabalho.

Cl 3.12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Trabalhe para o benefício dos outros.

Cl 3.13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Suportem uns aos outros.

Cl 3.17, 23 Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. [...] Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.

Trabalhe como para o Senhor, e não apenas para as pessoas.

Cl 3.22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.

Os subordinados devem fazer seu trabalho com obediência e sinceridade.

Cl 4.1 Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor nos céus.

Os superiores devem fazer o que é certo e justo para os trabalhadores, não apenas o que é legal ou culturalmente aceitável.