Bootstrap

A fé que trabalha, concluir e guardar a fé (1Ts 1.1—4.8; 4.13—5.28; 2Ts 1.1—2.17)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Working faith finishing up keeping faith

Como Paulo conecta fé e trabalho em 1Tessalonicenses?

À luz dos problemas com o trabalho que surgirão mais tarde nas epístolas, é interessante que Paulo comece lembrando o “trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 1.3). Paulo escreve suas cartas com cuidado e, no mínimo, essa abertura serve para introduzir o vocabulário do trabalho na discussão. O versículo nos lembra que a fé não é simplesmente a aceitação mental das proposições do evangelho. Ele exige trabalho. É a resposta de vida total aos mandamentos e às promessas do Deus que nos renova e nos capacita por meio de seu Espírito. Os tessalonicenses aparentemente estão respondendo bem em sua vida diária de fé, embora precisem de encorajamento para continuar vivendo uma vida de pureza moral (1Ts 4.1-8).

A questão do trabalho surge de maneira direta novamente no capítulo 2, quando Paulo lembra aos tessalonicenses que ele e seus amigos trabalhavam noite e dia para que não fossem pesados para eles (1Ts 2.9). Paulo diz isso para que os tessalonicenses tenham certeza do quanto Paulo se importa com eles, apesar da distância física. Mas também pode servir de repreensão aos membros da congregação que talvez estivessem se aproveitando da generosidade de outros crentes. Se alguém tinha o direito de receber algo dos tessalonicenses, esse alguém era Paulo, cujo trabalho árduo havia mediado a nova vida de Cristo para eles, em primeiro lugar. Mas Paulo não recebeu dinheiro dos tessalonicenses como compensação. Em vez disso, trabalhou duro como comerciante, numa expressão de sua preocupação por eles.

O que 1Tessalonicenses diz sobre trabalho e vida eterna?

Paulo consola os tessalonicenses sobre os que morreram em sua comunidade, lembrando-os de que não estão mortos, mas apenas dormindo; Jesus os despertará no último dia (1Ts 4.13-18). Eles não precisam se preocupar com a chegada desse dia, porque estar nas mãos do Senhor. Sua única preocupação deve ser continuar andando na luz, permanecendo fiéis e esperançosos em meio a um mundo de trevas (1Ts 5.11). Entre outras coisas, significa que eles devem respeitar aqueles que trabalham (1Ts 5.12-13; a referência pode ser ao “trabalho” de instruir as pessoas na fé, mas poderia igualmente ser a trabalhadores em geral, em contraponto aos que não trabalhavam) e repreender os ociosos entre eles (1Ts 5.14). A promessa de vida eterna é mais uma razão — e não menos — para trabalhar arduamente nesta vida, pois o bem que fazemos dura para sempre, porque “somos do dia” da redenção de Cristo, e não da noite da perdição (1Ts 5.4-8). Cada dia nos dá a oportunidade de sermos “bondosos uns para com os outros e para com todos” (1Ts 5.15).

Qual é o ponto principal de 2Tessalonicenses?

Logo no início de 2Tessalonicenses somos informados de que Paulo ainda está feliz com o fato de os tessalonicenses estarem guardando a fé em um ambiente difícil, e ele os encoraja dizendo que Jesus voltará para consertar todas as coisas (2Ts 1.1-12). Mas alguns deles estão preocupados que o Dia do Senhor já tenha chegado e que eles o tenham perdido. Paulo lhes diz que o dia não chegou e, de fato, não chegará até que Satanás faça uma última grande tentativa de enganar o mundo por meio do “perverso” (presumivelmente a figura que comumente chamamos de “o Anticristo”; 2Ts 2.8). Eles devem ter coragem: Deus julgará Satanás e seus asseclas, mas trará bênçãos eternas a seus filhos amados (2Ts 2.9-17).