Bootstrap

O trabalhador sábio é generoso (Provérbios)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Wise worker generous

A Mulher Valente é generosa. “Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres” (Pv 31.20). Estamos acostumados a ouvir a generosidade ser elogiada na Bíblia, e aqui a Mulher Valente é elogiada por isso. Mas não devemos reduzir sua generosidade a uma peculiaridade aprazível de sua personalidade. Sua generosidade é parte integrante de seu trabalho, como podemos ver na relação entre os textos de Pv 31.19 e Pv 31.20.

Estende as mãos [heb. yade] ao fuso, e as palmas das suas mãos [kappe] pegam na roca. (Pv 31.19, ARC)
Abre a mão [kap] ao aflito; e ao necessitado estende as mãos [yade]. (Pv 31.20, ARC)

Duas palavras hebraicas diferentes são traduzidas como “mão” (ou “mãos”, no plural) nesses dois versículos. Se olharmos para o original em hebraico, veremos que elas ocorrem na ordem Yade, kappe no primeiro versículo, e na ordem inversa kap, yade no segundo versículo (kappe é o plural de kap). Essa estrutura “quiástica” do ABBA é comum na Bíblia e indica que toda a estrutura forma uma única unidade de pensamento. Em outras palavras, seu trabalho é inseparável de sua generosidade. Como ela é bem-sucedida no fiar, ela tem algo a dar aos pobres e, inversamente, seu espírito generoso é um elemento essencial de sua capacidade como empreendedora/executiva.

Em outras palavras, Provérbios afirma que generosidade e dever fiduciário não entram em conflito. Usar os recursos da família para ser generoso com os necessitados não reduz a riqueza do proprietário, mas a aumenta. Esse argumento contraintuitivo aparece em Provérbios. A maioria das pessoas reprime sua generosidade por medo de que, se doarem demais, não sobrará o suficiente para si mesmas. Mas os provérbios ensinam exatamente o oposto:

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. O povo amaldiçoa aquele que esconde o trigo, mas a bênção coroa aquele que logo se dispõe a vendê-lo. (Pv 11.24-26)
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. (Pv 19.17)
Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições. (Pv 28.27)