Bootstrap

Introdução a Provérbios

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Introduction proverbs

Qual é a diferença entre ser inteligente e ser sábio? A sabedoria vai além do conhecimento. É mais do que um catálogo de fatos. É uma compreensão magistral da vida, uma arte prática de viver e uma experiência em tomar boas decisões. Provérbios nos desafia a adquirir conhecimento, a aplicar esse conhecimento em nossa vida e a compartilhar a sabedoria que adquirimos com os outros.

Para onde podemos ir em busca de sabedoria? O livro afirma que a sabedoria vai além do conhecimento, mas deve começar com o conhecimento dos provérbios. [1] “Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento” (Pv 1.1-2). Para produzir sabedoria, o conhecimento deve ser misturado com o temor do Senhor. [2] “Temor [em hebraico yare] do Senhor” é frequentemente usado no Antigo Testamento como sinônimo de “viver em resposta a Deus”. O livro de Provérbios declara que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Pv 9.10). Conhecimento sem compromisso com o Senhor é tão inútil quanto cimento sem água para fazer argamassa. Paradoxalmente, aceitar os provérbios pela fé no coração produz o temor do Senhor. “Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos... então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus” (Pv 2.1,5).

A verdadeira sabedoria para o cristão envolve toda a revelação de Deus, especialmente como é conhecida em seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Começa com a percepção de quem é o Senhor, o que ele fez e o que ele deseja para nós e para o mundo em que vivemos. À medida que crescemos em nossa compreensão do Senhor, aprendemos a cooperar com ele enquanto ele sustenta e redime o mundo. Isso muitas vezes nos torna mais frutíferos, de maneiras que beneficiam a nós mesmos e de maneiras que ajudam os outros. Isso nos leva a reverenciar o Senhor em nossa vida e trabalho diários. “O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas” (Pv 19.23).

Em Provérbios, adquirir sabedoria também nos torna bons e vice-versa. Não adquirimos verdadeiramente sabedoria até que a apliquemos em nossa vida. “Os sábios são cautelosos e se desviam do mal” (Pv 14.16). “A boca do justo produz sabedoria” (Pv 10.31). Provérbios antecipa a admoestação de Jesus: “Sede sábios como as serpentes e inocentes como as pombas” (Mt 10.16). A sabedoria vem do Senhor. “Eu lhes ensinei o caminho da sabedoria; Eu os guiei pelas veredas da retidão”, declara o Senhor (Pv 4.11). Em Provérbios, o mental e o moral se unem, e a sabedoria reflete a verdade de que um Deus bom ainda está no comando.

O livro de Provérbios também adverte aqueles que negligenciam o crescimento em sabedoria. A sabedoria, personificada em todo o livro como uma mulher, [3] fala: “Todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte” (Pv 8.35-36). A sabedoria traz uma vida maior e mais plena. A falta de sabedoria diminui a vida e, em última análise, leva à morte.

O livro de Provérbios nos diz ainda que a sabedoria que adquirimos não é apenas para nós mesmos, mas também para compartilharmos com os outros, a fim de ajudar “a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens” (Pv 1.4). Também somos recomendados a “instruir o homem sábio” e “ensinar o homem justo” (Pv 9.9). Provérbios 26.4-5 aconselha o leitor quanto a compartilhar sabedoria com um tolo. Compartilhamos sabedoria não apenas ensinando, mas também vivendo com sabedoria, transmitindo sabedoria àqueles que nos veem e seguem nosso exemplo. O oposto também é verdadeiro. Se vivermos tolamente, outros podem ser tentados a fazer a mesma tolice, e prejudicaremos não apenas a nós mesmos, mas a eles mesmos. Muitas vezes, o progresso no trabalho de nossa vida nos torna cada vez mais visíveis, e os efeitos de nossa sabedoria ou loucura influenciam cada vez mais pessoas. Com o tempo, isso pode ter as consequências mais profundas, pois “o ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte” (Pv 13.14).