Bootstrap

A mão punitiva de Deus em ação (Naum 1.1-12; Habacuque 3.1-19; Sofonias 1.1-13)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Nahum god Ys punishing hand at work nahum 1 1 12 habakkuk 3 1 19 zephaniah 1 1 13

A principal contribuição de Naum é deixar claro que o desastre político e econômico é a punição ou a disciplina de Deus sobre Israel. “Eu a [tenho] afligido”, declara Deus (Na 1.12). Habacuque e Sofonias afirmam que uma parte essencial do castigo de Deus é a diminuição da capacidade do povo de ter uma vida adequada.

Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos [...]. (Hc 3.17)
Todos os seus comerciantes serão completamente destruídos, todos os que negociam com prata serão arruinados. (Sf 1.11)

Isso é visto não apenas nas questões econômicas, mas também nas ambientais (veja adiante Ageu: trabalho, adoração e meio ambiente ).

Os desastres políticos, econômicos e naturais contemporâneos são punições de Deus? Não faltam pessoas dispostas a declarar que desastres específicos são sinais da ira de Deus. O terremoto e o tsunami de 2011 no Japão foram atribuídos à punição divina, tanto pelo governador de Tóquio [1] quanto pelo apresentador de um noticiário da tevê. Contudo, a menos que nos tenhamos juntado ao grupo dos Doze ou ao de outros profetas de Israel, devemos relutar muito em apontar a ira de Deus em eventos no mundo. Será que o próprio Deus revelou a esses comentaristas as razões do tsunami ou eles tiraram as próprias conclusões? Teria ele revelado sua intenção a um número substancial de pessoas, com bastante antecedência, ao longo de muitos anos, como fez com os profetas de Israel, ou teria isso chegado a uma ou duas pessoas no dia seguinte? Os anunciadores modernos do castigo de Deus foram forjados como profetas ao longo de anos de sofrimento junto aos aflitos, como o foram Jeremias, os Doze e os outros profetas do antigo Israel?