Bootstrap

Versículos e temas-chave em Gênesis 12—50

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
2320405

Versículo

Tema

Gênesis 12.1-4a Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor...

A bênção de Deus não se limita ao benefício próprio. Seu propósito é permitir que seu povo seja uma bênção para os outros.

Uma fé bíblica sólida não é um mero sentimento; é uma resposta ativa à palavra divina.

Gênesis 13.2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro.

A riqueza não é necessariamente uma prova do favor de Deus ou uma recompensa por nosso comportamento moral, mas, quando Deus dá riqueza, devemos considerar como ela pode ser usada para abençoar outros.

Gênesis 13.8-9 Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda”.

A generosidade pode ir além de dar algumas de nossas coisas. Dar aos outros um papel ativo na tomada de decisões mostra nosso respeito por eles, bem como nossa confiança no cuidado de Deus por nós.

Gênesis 14.22-23 Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, o Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, juro que não aceitarei nada do que lhe pertence, nem mesmo um cordão ou uma correia de sandália, para que você jamais venha a dizer: ‘Eu enriqueci Abrão’”.

A fim de anular uma reivindicação que outros possam pensar que têm sobre nós, os crentes podem voluntariamente renunciar ao que é seu por direito, em nome dos propósitos de Deus.

Gênesis 15.1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”.

A confiança no compromisso da aliança de Deus conosco é um antídoto poderoso para o medo e a incerteza.

Gênesis 18.3-5 Disse ele: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer-lhes também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo”.

A hospitalidade pode ter um custo pessoal, mas fornece um contexto para cultivar relacionamentos e acolhe a presença de Deus.

Gênesis 18.19 “Pois eu [O Senhor] o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”.

Seguir o caminho de Deus exige uma fé pública, por meio da qual os crentes trabalham ativamente pelo que é certo e justo, tanto agora quanto para as gerações futuras.

Gênesis 23.16 Abraão concordou com Efrom e pesou-lhe o valor por ele estipulado diante dos hititas: quatrocentas peças de prata, de acordo com o peso corrente entre os mercadores.

Os crentes podem optar por honrar a Deus fazendo negócios de maneira contrária ao costume aceito (como no caso de uma barganha encenada).

Gênesis 24.12 Então orou: “Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão”.

Os crentes com responsabilidades fiduciárias servem àqueles que os comissionam, dependendo do poder de Deus e trabalhando para a glória de Deus.

Gênesis 32.26 Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

Em contraste com o uso de medidas desesperadas para alcançar o que queremos para nós mesmos, os crentes reconhecem que as bênçãos de Deus são dádivas da graça a serem recebidas.

Gênesis 33.10 Jacó insistiu: “Não! Se te agradaste de mim, aceita este presente de minha parte, porque ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem!”

O trabalho de reconciliação pode ser mais difícil para aqueles de quem estamos mais próximos, mas, como Cristo é nossa paz, podemos promover a reconciliação em todo o mundo.

Gênesis 37.5 Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

Ciúme, inveja e acusações falsas são obstáculos terríveis, mas Deus chama seu povo para uma confiança paciente e ativa no que Deus disse que faria.

Gênesis 39.3-4 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.

Gênesis 41.39-40 Disse, pois, o faraó a José: “Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você”.

Saber que Deus colocou os crentes onde ele quer que eles estejam permite que estes sirvam fielmente, independentemente do destaque e da fama que possam vir com o trabalho.

Gênesis 39.8-9 Mas ele [José] se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”

O povo de Deus tem uma dupla responsabilidade, pois trabalham diretamente para empregadores humanos e, em última análise, para o próprio Deus.

A piedade pessoal não garante necessariamente que os crentes sempre escaparão de tratamentos injustos.

Gênesis 41.16 Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.

Os crentes devem dar crédito a Deus por suas habilidades, mas devem estar cientes de quais atitudes são apropriadas no ambiente de trabalho, onde as pessoas não compartilham a mesma fé.

Gênesis 44.32 “Além disso, teu servo garantiu a segurança do jovem a seu pai, dizendo-lhe: Se eu não o trouxer de volta, suportarei essa culpa diante de ti pelo resto da minha vida!”.

Em circunstâncias extremas, um líder piedoso pode precisar fazer caros sacrifícios pessoais para honrar suas promessas e proteger os fracos.

Gênesis 50.20 [José disse a seus irmãos:] “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos”.

Quando o perdão se torna um estilo de vida, é muito mais fácil olhar além das ofensas pessoais e apreciar o que Deus está fazendo a longo prazo.