Introdução a Cântico dos Cânticos
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
O Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão, é uma poesia de amor. No entanto, é também uma representação profunda do significado, do valor e da beleza do trabalho. O livro retrata dois amantes que namoram, depois se casam e então trabalham juntos em uma imagem ideal de vida, família e trabalho. Trataremos de temas como dificuldade, beleza, diligência, prazer, paixão, família e alegria, conforme descritos na grande variedade de trabalhos vistos em Cântico dos Cânticos.
No mundo antigo, toda a poesia era cantada, e Cântico dos Cânticos é, de fato, a letra de uma coleção de canções. Foi executada por um grupo de cantores que consiste de um protagonista masculino, um protagonista feminino e um coro. Cântico dos Cânticos provavelmente deve ser pensado como uma peça de concerto criada para um público aristocrático na corte de Salomão. Ele tem fortes analogias com as canções de amor do antigo Egito, que também eram destinadas a esse público e que foram compostas nos séculos anteriores à era de Salomão. [1]
M. V. Fox, The Song of Songs and the Ancient Egyptian Love Songs (Madison: Univ. of Wisconsin Press, 1985).
Existem inúmeras interpretações de Cântico dos Cânticos [2]
Outras abordagens possíveis são discutidas em Duane A. Garrett e Paul A. House, Word Biblical Commentary: Song of Songs and Lamentations, Vol. 23B (Nashville: Thomas Nelson, 2004) p. 59-81. No entanto, nenhuma delas é aplicada especificamente ao trabalho.